As Cartas dos Mahatmas

Como as Cartas vieram a ser escritas?

Os autores das Cartas são os Mahatmas KOOT HOOMI e MORYA, geralmente designados por suas iniciais: K.H. e M.

O Mahatma K.H. era um brâmane de Cashemira e se referia a si mesmo como um "morador de cavernas de Aquém e Além dos Himalaias", o que significa, segundo Isis Sem Véu, obra de H.P.B. uma doutrina ariana muito antiga, o Budismo puro ou "antigo". Ambas as doutrinas, de Aquém e Além dos Himalaias, vem originalmente de uma só fonte: a Religião de Sabedoria universal.

O Mahatma K.H. falava francês e inglês fluentemente, havendo indícios de que ele estudou na Europa, pois mostrava-se bastante familiarizado com os hábitos e o modo de pensar dos europeus. Era um grande erudito. Nas Cartas existem passagens de grande beleza literária.

O Mahatma Morya era um príncipe rajput - os rajputs formavam a casta governante do norte da Índia na época. Ele era "um gigante, de quase dois metros de altura, e de um porte magnífico...", segundo a descrição.

As cartas se iniciaram a partir da iniciativa de Alfred Percy Sinnett, depois que os fundadores da Sociedade Teosófica transferiram a sede da S.T. de Nova Iorque (EUA) para a Índia.

Sinnet era um inglês culto e refinado, editor do jornal The Pioneer, principal jornal inglês, publicado em Allahabad. Ele se interessou pela filosofia exposta pela Sociedade Teosófica e mostrou-se curioso em relação a alguns acontecimentos notáveis que pareciam sempre ocorrer na presença de H.P.B.

H.P.B. era capaz de produzir fenômenos psíquicos, mas sempre os atribuía aos Mahatmas, o que deixou Sinnet ainda mais curioso. De mentalidade prática e científica, desejava saber mais a respeito das leis que governavam essas manifestações e sobre esses "Mestres" que H.P.B. citava. Então, um dia, apesar de avisado que não seria possível um contato direto com os Mahatmas, mesmo por carta, Sinnet tomou a iniciativa de escrever para "o Irmão Desconhecido" e entregou sua correspondência para Blavatsky enviar ao Mestre.

Iniciou-se, então, uma série de Cartas notáveis, em correspondência que durou vários anos.

Essas cartas foram compiladas em dois volumes: CARTAS DOS MAHATMAS PARA A.P. SINNETT, Volumes I e II.

Resumo das Notas Introdutórias, Volume I, Cartas dos Mahatmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário